quinta-feira, 17 de julho de 2014

Como largar o açúcar:

Então, é o seguinte, eu ano passado +/- em agosto resolvi que devia emagrecer 23 quilos e cortei o famoso açúcar pra sempre da minha vida, nem pão que leva açúcar na composição eu como mais.

Inicialmente foi uma experiência transcendental porque nos primeiros 21 dias eu achei que ia morrer literalmente, tamanha a falta do açúcar. Eu passei do estado de gorda triste para bipolar, depressiva, ansiosa, trifásica, TPM eterna, gritava quase todos os dias no travesseiro, na janela, no banho, ok já deu pra imaginar a cena.

Depois que passaram esses 21 dias, sim vinte-e-um contados no calendário parece que eu nunca tinha comido açúcar na vida, não sinto falta alguma, exceto quando eu passo por uma situação muito difícil que a ansiedade bate, mas eu seguro a vontade e como um doce diet no lugar, que para mim é tao gostoso quanto o com açúcar.

Lógico que eu acabei ficando mais anti-social e taxada de enjoada, você acaba ficando sem ir junto com aquela sua amiga tomar um sorvete, ou não come mais o bolinho da vovó, mesmo ela dizendo que não engorda, em festa de aniversário não come mais o bolo, amigos seus que vão fazer as mães fazerem receitas diet só pra você poder comer também e você acaba comendo só um pedacinho porque os diets também engordam pra caramba, você vai pedir 50 vezes pro garçom não colocar açúcar no seu suco de morango com leite, e ele vai errar as 50 vezes e vc vai tomar suco refeito com cuspe 50 vezes. Mas eu estou aprendendo a lidar com isso afinal é o meu corpo que eu sou obrigada a ver todo dia no espelho, é a calça que eu gosto que não entra em mim depois de um fim de semana.

O açúcar assim como qualquer outra substância, natural ou não, causa dependência química, física e psicológica. Algumas pessoas são mais suscetíveis a essa dependência por "N" motivos.

Eu era dependente a reação que eu tinha quando comia o açúcar: ficava mais alegre, mais elétrica e com mto mais energia, fora que usava como válvula de escape para os problemas. O ruim de usar como válvula de escape é porque na vida sempre temos problemas, às vezes mais que um ao mesmo tempo. E se toda vez você usar o açúcar como válvula de escape vai acabar ficando uma baleia gorda e com risco de ter diabetes.

O nosso corpo, espertinho, acaba se acostumando com isso, e toda vez que tem alguma descompensada psicológica (por causa do stress) ou física (algum exercício intenso) ou química (por exemplo baixa produção de serotonina) ele te pede a substância mágica: açúcar, pq realmente ele aumenta os niveis de serotonina, tem uma grande quantidade calórica e além de tudo é gostoso.

Mas é aí que se esconde o problema: o vício. Como todo vício é um esforço sobre-humano largar a substância viciante. Você sua, sonha que está comendo, pensa nisso 24 horas por dia, a principio quer fazer tudo depois não quer fazer nada, depois fica com raiva, chora, tenta substituir por outro vício (no meu caso, fiquei completamente viciada em comer pão, torrada, massas em geral porque a massa se transforma em açúcar no organismo "suprindo" aquela necessidade que você tem de comer açúcar), depois que passa tudo isso você fica profundamente triste, e acaba se pondo pra baixo sozinha.

O pior ainda de fazer qualquer tipo de dieta são as pessoas que te falam assim "Ué mas você vai largar de uma vez? Não pode! Você vai passar mal!" Ponha na sua cabeça que essas pessoas NÃO sabem o que falam, provavelmente elas NUNCA tentaram e se tentaram fracassaram, é um monte de gente com uma inveja fantasiada de preocupação que não vão te ensinar nada nesse aspecto, talvez pessoas que te amem muito, mas inconscientemente, não querem ver o que você está fazendo dar certo, tenha isso como certeza absoluta e vai dar certo.

Minha nutricionista me disse "quanto mais açúcar se come, mais você quer comer" então vc acaba dependente e querendo mais ainda. Cheguei num ponto onde comia só doces, não almoçava, não jantava, nada só balas, chocolates, bolachas e isso durou um bom tempo ( mais ou menos uns 8 anos). Até que um dia pensei "não está certo, tem gente que nem gosta de nada doce de onde eu tirei que eu posso comer tudo isso e não ficar doente no futuro". Medi minha glicose, graças a Deus estava ok, até um pouco baixa por incrível que pareça, sinal que o pâncreas já estava sendo sobrecarregado, mas não ia passar muito tempo para eu ver os estragos que estava causando a minha doce dieta.

Estava com 80 quilos (dos quais já perdi 13), não tinha mais controle do que punha na minha boca e não ficava um dia longe das docerias e lojas de balas. Quem lê talvez pense que é um exagero, mas era realmente muito assustador viver assim. Eu vivia ansiosa por alguma coisa que eu queria ter e não tinha, queria preencher um espaço vazio que não dá para preencher com comida.

Não tive esse negócio de "a gota d'água foi..." seria muito bom que eu tivesse tido, assim poderia me agarrar àquela sensação. Na realidade eu tive uma epifania, um choque de realidade e de repente não aceitei mais levar a vida do jeito que eu estava levando e aí resolvi fazer uma dieta super rigorosa. Assim derreti 15 quilos em 3 meses (sim eu engordei 2 depois), mas eu conto num próximo post como funcionava essa dieta louca que deu certo comigo.

4 comentários:

  1. nossa n consigo me imaginar sm doces hauhsuhas
    admiro mto vc ter consgo se livrar do açucar.
    quero saber dessa dieta q vc fez, deu um otimo resultado
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Heey Borboleta :3
    Parabéns!!
    Eu pretendo fazer isso logo,logo!!
    Já estou seguindo!
    Um Beijo <3

    ResponderExcluir
  3. Oiie parabéns pelo blog,otimo post assim você vai longe borboleta <3

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Sério que você conseguiu deletar de vez o açúcar da sua vida? Incrível.
    Você foi muito forte, e não teve nenhuma recaída. Estou impressionada com o controle que você teve sobre si.
    Eu já tentei fazer isso, mas não deu muito certo ://
    Tou curiosa com essa dieta que fez tanta diferença assim! 13kg em 3 meses :O.
    Bjs, tou seguindo.

    ResponderExcluir