segunda-feira, 21 de julho de 2014

Desafio dos 100 dias - dia 1 (faltam 100 dias)

Vou postar aqui o meu diário do desafio dos 100 dias. Catalogar meus avanços e retrocessos ao longo do caminho.

O desafio dos 100 dias é uma proposta que eu criei pra me ajudar a organizar a dieta. Eu sempre tive muita impaciência pra fazer dietas por acreditar que elas demoram muito pra dar resultados. Porém as que você faz rápido, tipo uma semana somente sem comer, não dão resultados duradouros.
O desafio é um compromisso que você faz com você mesmo, são 100 dias que você não come nada fora da dieta, se exercita o máximo possível e procura criar uma rotina mais saudável e hábitos mais bem sedimentados.
100 dias são o equivalente a 3 meses e 10 dias, mas se você contar por dia, fica mais fácil pois você vê o quanto conseguiu. Além disso 100 dias é um período que qualquer pessoa consegue com esforço se manter num novo ciclo. Por isso não me atenho aos meses e sim aos dias.
O sucesso do programa depende do que você vai comer e de como vai se exercitar.
Por isso vou listar aqui o que você precisa para começar:

Como vou fazer?
- Pese-se: Primeiro você precisa se pesar e descobrir o peso que esta para saber se está fazendo certo ou não. Por exemplo, eu estou pesando 67,5 Kg, para eu ver se a dieta está dando certo, semana que vem tenho que estar com o peso menor do que o de hoje.

- Tenha em mente que precisa se pesar todos os dias: Se pesando todos os dias você consegue reverter alguma possível escorregada.

- Conte calorias e Defina uma meta baixa de calorias para não ultrapassar: Tenha um diário, pode ser no celular, com suas calorias ingeridas todos os dias (são só 100 dias, você consegue escrever 100 diários seguidos).
Não esqueça nada, escreva assim que comer e beber para não esquecer, e mais importante não finja que não comeu algo pois o primeiro passo para você se controlar é saber onde está errando.
Depois de escrever o diário, calcule as calorias com ajuda da internet mesmo.
Desse jeito estipule uma quantidade calórica bem menor do que você come normalmente para seguir nesses 100 dias e não ultrapasse. Continue anotando para ter o controle total de você mesmo.

- Aumente a quantidade de atividade física: Se você andou uma hora no parque ou teve de entregar um documento e precisou ficar andando na cidade anote, tenha nota de todas suas atividades físicas diárias, desde limpar a casa até correr uma hora na esteira. Assim fica mais fácil saber se você não está se movimentando tanto quando poderia.

- Pense na sua rotina diária: A que horas você acorda? Quais horas sente fome? Quando sai para o almoço? Você prefere qual refeição? Qual atividade física prefere? Que horas você se sente mais acordado? Que horas sente sono? Quantos dias você faz exercícios?

- Pense na sua rotina alimentar: Por exemplo, eu sinto fome de noite logo apos a academia, por isso preciso de algum alimento depois do exercício, porém durante o dia quase não sinto fome, mas não devemos comer muito antes de dormir dessa forma concentro a alimentação em três etapas: Ao meio dia para meu metabolismo começar a funcionar tomo alguma coisa (suco, iogurte, leite com cafe, whatever...), às quatro-horas como alguma coisa não muito pesada protéica ou carboidratos complexos de preferência, vou à academia e à noite como salada com algum acompanhamento.

- Alguém te estimula a se auto-sabotar? Pense nisso, e se for alguém importante fale sinceramente com a pessoa de suas intenções de dieta e convença-a, não importa quantas vezes tenha que repetir. Se não for alguém tão próximo não de ouvidos às críticas. Simplesmente não realize refeições com quem presta atenção no seu prato ou com quem não te entende, ou não se importa.

- Não esqueça do que já fez: Ás vezes surge um churrasco ou um jantar depois que estamos pra lá do dia 50 da dieta, não jogue fora tudo o que você já fez, vá com o pensamento de não se sabotar e não coma o que não deve, pois você precisa chegar onde deve.

- Seja cabeça dura: Muita gente acha que pode falar o que quiser da sua dieta, vão tentar ficar te fazendo comer falando que não é saudável. Mas são só 100 dias então use o Foda-se e fale que a dieta é sua e você faz o que bem entender.

- Aprenda a fazer coisas novas: Desde desenhar até cozinhar algo diet. Isso faz você não ficar fissurada na dieta e te faz se ocupar com alguma coisa nas horas de comer.

Faça amizade com quem quer a mesma coisa que você: Interesses em comum ajudam você a chegar onde quer e ainda por cima podem te fazer localizar erros e acertos da sua própria dieta.

- Não encasquete: Não fique fissurado em chegar num peso até determinada data, se você não conseguir tem mais tempo para continuar a dieta.

- Ninguém é magro e come o dia todo: Nem aquela sua amiga que você vê comendo o dia inteiro. As pessoas magras mantem o corpo mais facilmente pois o metabolismo já está acostumado. Muitas vezes quem come o dia todo se mexe o dia todo também.

- Conforme-se: Você tem que fazer dieta para emagrecer. Nenhuma cirurgia acaba com a gordura excessiva de todas as partes do corpo, nenhuma.

Dicas para situações WTF:

- Sentiu fome fora da hora? Beba água, muita água.

- Passou mal (baixou a pressão) porquê está a muito tempo sem comer? Tome um iogurte, beba água e tire uns cinco minutos para voltar ao normal. Ah e depois, tome um café.

- Bateu o mau humor por causa da fome? Assista uma comédia ou um vídeo engraçado no youtube. Berre numa almofada. Ou vá fazer exercício pois o exercício libera endorfinas e te faz sentir melhor.

- Está numa festa onde todo mundo está comendo coisas hiper calóricas e você não pode? Mastigue seu chiclete preferido, leve quantidades ilimitadas de chiclete (Diet).

- É obrigado a comer num almoço de negócios? Pegue pouca comida e/ou comida saudável, coma devagar e pouquinho, espalhe pelo prato a comida que sobrar. Aprenda a brincar com a comida.

- Pegou mais comida do que aguenta? Deixe sobrar no prato, não tem problema nesses 100 dias.

- Vai sair com um povo que come muito ou bebe muito? Peça seu suco/refrigerante preferido e tome muito devagar.

- Bateu tristeza por causa da dieta? Pense são só 100 dias pra ter o corpinho que você quer, se mesmo assim não se animar. Fale com alguém confiável (que não vá ficar te forçando a comer) e chore se precisar, mas não saia da dieta.

Bom é isso, vou ir escrevendo por aqui o diário dos 100 dias e depois agnt vê no que deu.

Qualquer duvida coloque nos comentários que eu respondo.

Um beijo!

Um comentário: